Início - La Instituición - Grupos Focales - Proyectos - Asesoramiento - Cursos - Bibliografía - Cunhary - Articulacion - Foro de Debates - Espacios Útiles - Seguridad Alimentar - Comuníquese con nosotros

 

A Rede Mulher Publica:
livros e folhetos
sobre diferentes temas.

     Informações sobre condições e custos podem ser obtidas
pela tel/Fax: 5511-3873-2803 ou
email: rdmulher@redemulher.com.br

 

Um outro jeito de ser
jeito.jpg (65166 bytes) Da série "Escola de Mulheres para a Educação Ambiental", apresenta os resultados do Laboratório nº 2, do Projeto, sobre
"Novas relações sociais entre homens e mulheres na produção de alimentos". ,
realizado em Curitiba, Paraná, em 1993
Mulheres, pragas e venenos
praga.jpg (54444 bytes) Relatório de estudo sobre os efeitos do uso de agrotóxicos nas mulheres que trabalham na agricultura e que vão além dos que afetam à comunidade rural em geral, preparado por Moema Viezzer, Ruth Takahashi e Vera Vieira. Mimeo, 1997. 
Relações de Gênero no Ciclo de Projetos
relacao.jpg (52325 bytes) Organizado por Berlindes Astrid Küchemann, Moema Viezzer e Neusa Zimmerman é produto do curso de mesmo nome realizado em Brasília em 1996. É um manual de capacitação para a elaboração de projetos contemplando as relações de gênero. Mimeo, 1996
Superando Obstáculos nas estratégias
de Prevenção e Combate à
Violência contra a Mulher
supera.jpg (40551 bytes) Documento resultante da Oficina de mesmo nome realizada em Campinas, São Paulo em 1998, é o resultado de um trabalho coletivo de mulheres que estão envolvidas no seu cotidiano na prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher.

Se desejar a versão eletrônica desse documento, clic aqui para carregá-lo.

Próximas publicações

 

Em primeira mão, a apresentação e o conteúdo do manual "Mudando o mundo: a liderança feminina no século XXI" , produto da sistematização do projeto de Capacitação de Multiplicadoras em Gênero e Liderança (link para o projeto)

APRESENTAÇÃO

O século XX foi, com certeza, o século da emergência da liderança feminina e de sua visibilidade no cenário internacional. As centenas de milhares de processos locais, regionais e planetários que conduziram a este resultado trouxeram à luz a necessidade de rever todas as formas de convívio humano e de organização social, com o intuito de assegurar para mulheres e homens relações de equilíbrio e harmonia e, para as organizações sociais, formas menos autoritárias e verticais de existir. Na realidade, nenhuma organização escapa desta necessária revisão de paradigma, desde a organização familiar às organizações multinacionais.

Neste contexto, a Rede Mulher de Educação (Brasil) e a Fundacción Directa (Espanha) têm a satisfação de apresentar o resultado de três anos de trabalho realizado em conjunto, com vistas a contribuir com o equilíbrio das relações de gênero no exercício da liderança, objeto de um Projeto Piloto financiado pelo Instituto da Mulher da Espanha.

A originalidade desta publicação resulta de uma conjugação de esforços para a qual contribuíram reflexões e trabalhos realizados anteriormente na Espanha com mulheres empresárias e, aqui no Brasil, com lideranças populares de diferentes Estados do País, interligando-as com reflexões teóricas de diferentes correntes que apontam para a mudança de paradigma e para este "outro jeito de ser" e de liderar que buscamos.

Promover o empoderamento das mulheres, melhorando a sua situação em todos os âmbitos sociais, assim como dando valor e visibilidade a sua lutas, especificidades, identidade e conquistas, tem sido elos condutores que tem iluminado em suas diferentes a realização deste rico, interessante e pioneiro Projeto sobre Gênero e Liderança formando multiplicadoras.

Este texto aborda muitas questões de conteúdo, mas também questões metodológicas e práticas, entre as quais consideramos importante ressaltar:

Às leitoras e leitores deste Manual, desejamos que sua utilização contribua para "romper o teto de cristal" que ainda encobre a energia feminina presente nos seres humanos, homens e mulheres, e produza os efeitos multiplicadores que tivemos em mente ao produzir esta publicação.

Moema L. Viezzer
Presidenta
Rede Mulher de Educação (Brasil)

Menchu Ajamil
Presidenta
Fundacción Directa (Espanha)

ÍNDICE

Introdução
Dicas para o uso deste Manual
MÓDULO 1: A mulher, o poder e a liderança: um diagnóstico
MÓDULO 2: Liderança transformadora: um novo paradigma às organizações
MÓDULO 3: Formação de lideranças inovadoras
MÓDULO 4: Ampliando o poder de comunicação
MÓDULO 5: Negociação e conflitos: equilibrando-se em situações difíceis
MÓDULO 6: Estresse, um inimigo à espreita
MÓDULO 7: Vida pessoal versus vida pública: a gerência do cotidiano
MÓDULO 8: O mundo do trabalho se modifica
MÓDULO 9: Desenvolvendo a cultura empreendedora
MÓDULO 10: Os caminhos da transformação: redes, alianças estratégicas e lobbies
Onde pesquisamos
ANEXO 1: A história deste projeto

Alimentando a Vida

Alimentando a Vida é uma coletânea de textos sobre a participação das mulheres na Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável que recolhem parte da reflexão das mulheres no contexto internacional por ocasião da Cúpula da Alimentação em Roma, em 1996 e editados originalmente por Isis Internacional.

Uma parceria entre as ONGs Rede Mulher de Educação, Ágora e Origem, com o apoio do Fórum Global de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável e Isis Internacional, esses textos serão brevemente editados no Brasil.

Leia no Fórum de Debates, um trecho do texto INSEPARÁVEIS – o papel fundamental das mulheres na segurança alimentar, de Marilee Karl, de Roma, traduzido por Jorge Fernandes Valente