Voltar

TABELA DE RECOMENDAÇÕES PARA A UTILIZAÇÃO DE UMA LINGUAGEM INCLUSIVA

 

USUAL

ALTERNATIVA

Os direitos do homem

Os direitos humanos

O corpo do homem; a inteligência do homem

O corpo humano; a inteligência humana

Museu do homem

Museu da humanidade

O homem primitivo

Os seres humanos primitivos

Homem/mês, homem/hora

Trabalho/mês, trabalho/hora

Camera-man

Operador ou operadora de câmera

Aeromoça

Atendente de vôo

Língua materna

Língua de origem ou originária

Reunião de pais na escola

Reunião de pais e mães na escola

Os professores; os jovens; os meninos

O professorado; a juventude; as crianças

Os negros

A raça negra

Os brasileiros

O povo brasileiro

José e a senhorita Maria

José e Maria

Os eleitores

O eleitorado

Os descendentes

A descendência

Os assessores; os coordenadores; os diretores

A assessoria; a coordenação; a direção

Afeminado

Delicado, suave, meigo

Aquele que fala

Quem fala

Cada aluno deverá ler um texto

Deverá ser lido um texto

Precisa-se de estagiário

Estágio disponível

Nas ilustrações didáticas e nos livros escolares, a mulher aparece, em geral, exercendo atividades no lar; o homem, no escritório, na oficina, etc.

Dar visibilidade às mulheres que trabalham fora de casa. Destacar a importância do trabalho no lar – tanto para as mulheres, como para os homens.

Apresentar mulher e homem em todos os tipos de trabalho e funções profissionais. Observar que as mulheres desempenham papéis sociais e políticos em todos os níveis, com igual competência, autoridade e espírito de iniciativa que seus colegas homens.